O Gen Verde International Perfoming Arts Group é um grupo composto por 20 artistas de 14 países: Argentina, Brasil, Canadá, Coreia do Sul, El Salvador, Equador, Irlanda do Norte, Itália, Malásia, México, Panamá, Portugal, Espanha, Estados Unidos e Venezuela.
Internacionalidade e multiculturalidade são, desde sempre, os seus pontos fortes a par do talento das artistas, da sonoridade e dos estilos musicais e artísticos que se intercalam e se fundem, em sintonia com a experiência das pessoas e dos povos que encontram nas suas turnês internacionais.
Nascido no ano de 1966 em Loppiano (Florença-Itália), centro internacional do Movimento dos Focolares, um laboratório multiétnico e cultural, o Gen Verde já realizou mais de 1.500 espetáculos, com um total de 69 discos editados em 9 línguas.
Tudo começou com uma bateria verde, presente incomum nas mãos de um grupo de meninas onde, só de olhar para os seus rostos, se via o mundo inteiro e a vontade de mudança.
Aquele instrumento tornou-se o símbolo de uma revolução permanente onde música e os talentos compartilhados e oferecidos, tornaram-se instrumentos privilegiados a contribuir para a realização de um mundo mais unido e fraterno.
A mensagem é potente: “o mundo necessita de fraternidade, comecemos por nós”. É a cultura da paz, do diálogo e da aceitação do outro, que o Gen Verde leva ao palco, explica Sally McAllister, irlandesa, líder do grupo:
“Com os nossos espetáculos queremos encontrar as pessoas, entrar em diálogo com as suas histórias, com experiências pessoais feitas de alegrias, dores, de aspirações e lutas, e, se possível, dar esperança ou inspirar gestos de partilhas. Estamos convictas que apenas a fraternidade, colocada em rede, salvará o mundo”.
Até hoje, são 147 as vocalistas, instrumentistas, atrizes, bailarinas e técnicas que nestes anos fizeram parte do Gen Verde e que, com a sua contribuição profissional, deram vida a produções artísticas diversificadas e cujos gêneros variam dos concertos ao vivo aos musicais, sem esquecer a atividade didática e formativa desenvolvida com os jovens, através de workshops e cursos específicos.
Além disso, são muitos os contatos com artistas de todo o mundo que contribuem constantemente para abrir horizontes e colaborações inéditas.
Entre os espetáculos que alcançaram maior sucesso, estão “Le sfide del 2000”, “Primeiras Páginas”, musical teatral cantado em 13 línguas, o musical “O Manto do Mundo”, “Maria”, o concerto “Music Made to be Played” e “From the Inside Outtside”, que a banda está a apresentar atualmente numa turnê internacional.
São numerosos os eventos internacionais de que o grupo fez parte, como o evento “First Earth Run”, promovido pela ONU e pela UNICEF em Nova Iorque, para o Ano Internacional da Paz (1986). Dois concertos: no Parlamento Europeu e no Parlamento de Praga. Por ocasião das jornadas mundiais pela paz, em Seul, com a presença do papa João Paulo II (1984) e em Assis, com a presença do papa Bento XVI (2011) e na Jornada Mundial da Juventude, no Panamá.